Factores agravantes

Todos os factores agravantes podem provocar ruborização ou vermelhidão. As pessoas que sofrem de rosácea devem evitar estes factores.

Estes factores são:

1. temperaturas extremas, como frio ou calor (por exemplo, sauna):

As temperaturas extremas, como o frio e especialmente o calor (por exemplo, numa sauna ou durante um banho com água quente) provocam ruborização fisiológica e podem desencadear rosácea. Portanto, devem ser evitadas.

2. raios ultravioleta:

A rosácea está muitas vezes associada a pele fotolesionada (elastose solar), que parece ser um factor desencadeante. Assim, principalmente os doentes com rosácea devem evitar a exposição a raios ultravioleta, como durante os banhos de sol.

3. stress emocional:

O stress emocional devido a um sentimento de vergonha ou ira pode induzir a ruborização, um factor precursor da rosácea.

4. bebidas alcoólicas:

Mesmo pequenas quantidades de álcool induzem a vasodilatação, que pode provocar uma ruborização intensa. Dado que a ruborização é um importante factor desencadeante, os doentes com rosácea devem abster-se da ingestão de álcool.

5. alimentos condimentados:

Os alimentos condimentados induzem a ruborização associada à sudação, devido a um reflexo no nervo trigémeo. Dado que a ruborização é um importante factor desencadeante , os doentes com rosácea não devem ingerir alimentos condimentados.

6. bebidas quentes:

As bebidas quentes induzem a ruborização devido ao efeito do aumento da temperatura do sangue. Dado que a ruborização é um importante factor desencadeante , os doentes com rosácea devem evitar a ingestão de bebidas quentes.

DermIS.net Uni Heidelberg