Informação geral

Tipos de rosácea

Factores agravantes

Tratamento

Exemplos de casos

Informação do utilizador
 Go!
EnglishDeutschEspañolFrançaisPortuguêsRussianTurkey
home
Geral
Fase I
Fase II
Fase III
Edema persistente da rosácea
Rosácea conglobata e rosácea fulminante
Rosácea lupóide ou granulomatosa
Rosácea induzida por esteróides
Envolvimento ocular
Rinofima
Terapêuticas não aprovadas


feedback
resources
FAQ
disclaimer
team info
site map

Tratamento - Geral

A rosácea normalmente responde de forma satisfatória ao tratamento, mas a melhoria é gradual e requer paciência e perseverança. A informação do doente tem um papel importante no tratamento desta doença.

Limpeza da pele

Os doentes com rosácea devem lavar o rosto com água tépida, evitando temperaturas quentes ou frias, e aplicar um líquido de limpeza suave com a ponta dos dedos. Para limpar o rosto, recomenda-se a utilização de uma toalha macia. Podem ser utilizados produtos de limpeza específicos para a rosácea, por exemplo, produtos que contenham sulfacetamida de sódio e enxofre.

Evitar determinados produtos cosméticos

Produtos que contenham álcool, mentol, hortelã-pimenta, óleo de eucalipto e fragrâncias devem ser evitados, assim como produtos oleosos, de forma a minimizar a irritação da pele.

Utilizar protector solar

Devem ser aplicados regularmente protectores solares com um factor de protecção 15 ou superior. Caso os doentes se queixem de irritação cutânea após o uso de protectores solares, podem experimentar protectores solares isentos de produtos químicos e que contenham titânio e partículas de ferro.

Massagem facial

Massajar o nariz, as áreas malares e fronte a todas as noites com um lubrificante pode ser benéfico em caso de edemas persistentes (massagem de Sobye). No entanto, não existem estudos controlados a este respeito. O objectivo deste procedimento é a aceleração da drenagem linfática, com a consequente redução do eritema.

Fazer a barba

Os doentes do sexo masculino devem utilizar uma máquina de barbear, e não lâminas. Caso utilizem lâminas de barbear, estas devem estar bem afiadas.

Alimentação

Não existe uma alimentação específica para a rosácea, mas recomenda-se que factores que provocam vasodilatação facial, como álcool, bebidas quentes e alimentos condimentados ( alcohol, hot beverages and spiced food )sejam evitados. O tabaco também deve ser evitado.

Gelo

Caso se queira evitar a ruborização num ambiente quente, pode ser benéfico manter pequenos cubos de gelo na boca durante um período de até meia hora.

Cosméticos correctores

Cobrir a vermelhidão e a telangiectasia facial com cosméticos correctores não melhora a patologia, mas melhora a aparência. Existem diversos produtos cosméticos disponíveis para a rosácea, todos eles caracterizados por uma tonalidade esverdeada.



 Classifique o nosso site:

Gostaríamos de saber a sua opinião acerca deste site

Classifique o nosso site
DermIS.net Uni Heidelberg